Como funciona uma impressora 3D SLA?

Tempo de leitura: 3 minutos

A primeira máquina que criou corpos tridimensionais utilizando programas de computador e peças foi inventada em 1984, pelo californiano Chuck Hull. Dado seu conhecimento, ele utilizou a estereolitografia, técnica criada pelo próprio e precursora da impressão 3D.

Hoje, entre as máquinas mais usadas no mundo, estão as impressoras 3D SLA, que usa um laser ultravioleta para solidificar finas camadas de uma resina líquida fotossensível e construir com precisão e detalhamento quaisquer tipos de geometria!

A boa notícia é que não são, exclusivamente, grandes empresas e centros industriais que criam objetos com SLA. A tecnologia também está empregada no modelo da impressora 3D Form1+, que atende com maestria a demanda de designers e profissionais que precisam obter modelos e protótipos em alta resolução. A seguir, fique por dentro das funcionalidades desta complexa tecnologia.

 

impressora 3D SLA

Como é feita a impressão pelo modelo SLA?

O primeiro passo é projetar o modelo que deseja materializar em um software de design 3D, como o AutoCAD, Solidworks, Sketchup, entre diversos outros disponíveis. Posteriormente, este modelo é transformado em um arquivo compatível com a impressão 3D, por meio do uso de um software de fatiamento, para a construção, camada a camada, do objeto projetado.

impressora 3D SLA

Resina líquida

A tecnologia SLA aplicada na impressora Form1+ é compatível com resinas de fotopolímero de algumas cores, desde translúcido ao preto, além de três variedades de resinas funcionais, sendo elas a flexível, a extraforte e uma para fundição, a castable.

impressora 3D SLA

Camadas e superfície

Para começar, a resina líquida escolhida é colocada em um recipiente (plataforma). Um potente laser é projetado na resina, que reage à luz ultravioleta. Dessa reação, cria-se a primeira camada do objeto. À medida que essa camada é mergulhada na resina (e passa pelo processo do laser), outra camada é sobreposta à anterior, dando forma à peça. O processo repete-se até a completa construção do modelo.

Produção completa

Quando a etapa da produção estiver completa, a resina que sobrou da plataforma será drenada. Por sua vez, a peça será removida e passará por uma limpeza, na qual será retirado o excesso de resina. Posteriormente, o produto é submetido a um processo de cozimento em um forno ultravioleta que ajuda a enrijecer o objeto e melhorar seu acabamento.

impressora 3D SLA

Ao fim, tem-se um produto novo, que pode ser pintado, polido e usado em processos de fabricação. Trouxemos um vídeo que mostra o funcionamento da impressora 3D com tecnologia SLA. Confira aqui.

Form1+: a impressora 3D SLA para as suas necessidades  

Quando nos referimos à estereolitografia, logo lembramos da Form1+, uma impressora 3D SLA muito versátil – ideal para imprimir objetos de produção em pequena escala, sob demanda, personalizada, além de ferramentas e afins. Até mesmo dentistas utilizam a impressora para prototipar fixadores, coroas, pontes e moldes, dada a impressionante riqueza de detalhes.

Apesar do tamanho, essa impressora possui um sistema ótico altamente preciso que posiciona o laser no tanque de resina líquida para solidificar superfícies de até 25 micrômetros de espessura — lembrando que 1 micrômetro equivale a 1 milímetro dividido por 1000!

Só para você ter uma ideia da capacidade surpreendente da Form1+, saiba que ela cria objetos com um volume de até 125 x 125 x 165 mm e velocidade de 1,5cm³ por hora – A camada super fina expressa maior resolução, resultando  em um ótimo acabamento final. O suporte para os seus produtos é impresso automaticamente e você ainda recebe um kit com itens como bandeja para colocar os componentes, cesta de imersão, raspador, luvas para manipular o material e gotejador com material absorvente.

A Wishbox atende com exclusividade a Form1+ no Brasil. Aproveite para saber mais sobre essa tecnologia no nosso site e continue conferindo novidades do universo desta e outras tecnologias eficientes e amigáveis em nosso blog.

4 Comentários

  1. jose americo brasil

    estou interessado em utilizar impressoras 3D para fabricacao de joias.
    gostaria de saber se voces oferecem algum suporte para esse tipo de empreendimento.
    antecipadamente grato, aguardo um retorno tao logo seja possivel.

    Responder
    1. wishbox wishbox

      Boa tarde José, tudo bem?

      Vou estar encaminhando seu e-mail para nosso setor de inteligência de mercado, a função deste setor é justamente entender melhor o cliente para garantir uma máquina perfeita para sua utilização desejada, aguarde nosso contato!

      Att, Arizon.

      Responder


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *