6 maneiras de incorporar a impressão 3D na sua indústria ou empresa

Tempo de leitura: 12 minutos

A impressão 3D tem evoluído de forma exponencial desde suas primeiras iterações concebidas nos anos 80. Desde então, vemos formas e custo conscientes de prototipagem, desenvolvimento e até mesmo produção em menor escala. Com uma maneira rápida e muito menos custosa do que outros métodos de fabricação, sua empresa ou indústria tem muito a ganhar, concorda? Corte seu workflow em até a metade de tempo e garanta uma otimização notável em seus desenvolvimentos, a impressão 3D pode ser tudo o que você precisa.

Como as impressoras 3D vêm sendo usadas na indústria e nas empresas?

A adoção da impressão 3D em meios industriais está causando grande impacto nos processos produtivos de vários empreendimentos. Rotinas internas passaram a ser mais eficazes, a criação de protótipos mais econômica, e os modelos de negócios mais inovadores. Do desenvolvimento ao uso diário, as possibilidades são extensivas para quem adota uma impressora 3D.

Além disso, junto com o aumento da capacidade de personalização de itens, as empresas se tornam mais competitivas. Os índices de satisfação dos seus clientes é ampliado e, consequentemente, as receitas da empresa serão potencializadas.

De quais formas posso incorporar a impressão 3D ao meu negócio?

A impressão 3D pode ser levada para uma série de iniciativas dentro de um negócio. Abaixo, listamos seis das mais populares:

1 – Prototipar novos produtos

A importância da prototipagem em desenvolvimento é praticamente imensurável. Já a importância da prototipagem rápida se dá no que fará a diferença do quão bem você conseguirá desenvolver esses processos, cortando até na metade o estágio de desenvolvimento. A seguir, vejamos os três tipos principais de prototipagem:

Prototipagem Estética

Voltada à validação de design, a prototipagem estética deve levar em consideração principal a fidelidade do protótipo referente ao projeto digital original. A impressão 3D se sobressaí neste tipo de teste por permitir geometrias complexas, que muitas vezes não podem ser criadas facilmente em outros métodos de manufatura. Com resoluções na escala de mícron, o detalhamento do protótipo espelha o que o produto final pode vir a ser. Seja para validar com um investidor ou cliente, para transmitir melhor o produto e o preparar para sair do estágio de desenvolvimento para sua equipe ou até mesmo para apresentar seu produto para o mundo antes de seu lançamento oficial, a impressão 3D te dá os meios de replicar com fidelidade seus projetos.

impressao-3d
Detalhamento único em uma velocidade só possível com a impressão 3D te permite validar designs como nunca antes.

Prototipagem Funcional

Voltada à validação de funcionalidade do design, a prototipagem funcional deve levar em consideração principal o sucesso de utilização do produto em questão, incluindo em certos casos a ergonomia. Empregar a impressão 3D nesse tipo de protótipo é de grande interesse para garantir modificações e melhorias ao projeto em uma fase inicial, onde o investimento para tal é reduzido, de modo que o resultado final prevê falhas ou seções que podem ser refeitas para alcançar resultados superiores no mercado, lançar produtos rapidamente e com o número adequado de iterações se torna uma tarefa simples de se realizar aliado da impressão 3D.

impressao-3d
Motor Zetec impresso em 3D pela Wishbox.

Com peças impressas em 3D, aliadas de componentes externos, a Wishbox adaptou um projeto de motor Zetec da Ford. Além dos encaixes e peças internas, adaptamos o motor para funcionar por meio de um motor stepper encontrado em impressoras 3D, confira esta história aqui. Você pode ver no gif abaixo o motor em funcionamento, confira:

impressao-3d
Os pistões em funcionamento.

Prototipagem Volumétrica

Serve de base para as prototipagens funcionais e estéticas, engloba encaixes, dimensões e afins. A impressão 3D pode ser usada neste caso para testes de stress em encaixes, testes de dimensões dos modelos 3D e suas proporções entre si. Além de permitir sucesso em testes funcionais e estéticos, por recriar fielmente o modelo e sua geometria, tornando todas as propriedades planejadas pelo desenvolvedor reais e prontas à serem postas a prova. A impressão 3D potencializa suas ideias.

impressão-3D-ergonomia
Com proporções, encaixes e ergonomia, a impressão 3D te fornece todo o necessário na prototipagem volumétrica.

Comparada a métodos de fabricação por remoção, como é o caso de fresadoras e de torneadoras, a impressão 3D se sobressaí por se tratar de um método aditivo de manufatura. Isto é, o consumo das impressoras é proporcional apenas ao modelo criado, sem apresentar desperdício de material. E, assim, você é capaz de produzir mais!

Empresas, em específico no ramo automobilístico, como a Ford, utilizavam antigamente o processo de prototipagem com madeira ou argila, que era lento e suscetível a falhas. Em 2014, a Ford já ultrapassava as 500 mil unidades de protótipos impressos em 3D. A economia, tanto de tempo quanto investimento, é praticamente imensurável. Empresas podem adotar com a tecnologia métodos nos quais o modelo projetado é recriado fielmente em questão de horas, significando mais produtos sendo lançados em menos tempo. Você pode ver outras empresas que estão usufruindo deste mercado em expansão aqui.

2 – Criar mais iterações

“Eu alegremente assegurei a meu sócio que havíamos de fato aprendido algo. Pois            aprendemos com certeza que a coisa(a lâmpada) não poderia ser feita daquela forma,           teríamos que encontrar outra.”  Thomas Edison, em entrevista para a revista American Magazine.

Mais iterações trazem mais melhorias. Toda área de produção possui um grande número de competidores buscando cativar fatias cada vez maiores de mercado, a inovação dita quem consegue a maior parcela no mercado, com os meios de inovar você tem os meios para garantir que seu produto lance primeiro, mais refinado e com menos dificuldades. Para inovar, trazendo seu produto primeiro, de forma mais refinada e com as menores dificuldades é de prima importância falhar cedo em um projeto de forma barata, garantindo o tempo de melhoria necessário.

impressao-3d
Experimente, crie e recrie conforme achar melhor, seus projetos verão melhorias notáveis!

A importância de uma margem para erros é de grande impacto, pois falhar está intimamente ligado a aprimorar ou criar do zero um novo produto de qualidade. A impressão 3D é acessível de modo que você pode criar vários protótipos antes de alcançar um modelo final, sem gastar uma vasta quantia de dinheiro ou tempo.

Além das aplicações específicas, a impressão 3D ainda reduz o tempo de desenvolvimento de quaisquer tipos de protótipo, uma vez que permite o emprego de um método dinâmico de desenvolvimento, constituído de criar, testar, validar e reiterar enquanto o produto é validado, trazendo um notável aumento de desempenho e permitindo mais versões de um produto a serem desenvolvidas, garantindo que seu produto chegue ao mercado em seu melhor estado possível.

3 – Produção exclusiva e personalizada

A industrialização de produtos em larga escala possibilitou às indústrias atingirem uma maior massa de mercado com a diminuição do tempo e custo de produção. Contudo, nos últimos anos vários consumidores voltaram a buscar itens de consumo mais personalizados aos seus gostos e necessidades. Em certas instâncias portanto, surge a necessidade de uma produção reduzida, para um grupo mais seleto de indivíduos, é o caso de validação com clientes por exemplo, ou ainda atração de investidores em potencial que estão inseguros quanto ao seu negócio. Presta algum serviço que requer personalização? (como joalheria por exemplo) A impressão 3D te permite a criação de itens totalmente únicos para cada cliente, de forma viável e sem grandes complicações.

protos-impresso3D
A Protos Eyewear oferece serviços de produção de óculos adaptados ao rosto do usuário, totalmente customizado.

Nesses cenários, a impressão 3D pode ser implementada para a fabricação simples e barata de produtos com características únicas, sem que isso implique no aumento da complexidade dos processos produtivos. Esses itens únicos lhe dão a oportunidade de atender nichos de mercado sem comprometer a produção habitual, o que garante mais clientes e maior taxa de satisfação com seus produtos. Outro atrativo é o de que a máquina não necessita de operações adicionais após iniciar seu processo de impressão, o que permite uma grande flexibilidade durante o tempo de produção. Prepare seus arquivos para impressão e logo em seguida volte as suas outras atividades enquanto a máquina trabalha para você.

4 – Incorpore ao processo de produção

Exemplos de instâncias onde a impressão 3D pode ser diretamente aplicada são na incorporação da tecnologia em atividades do processo de produção, onde a produtividade pode ser aumentada. Tanto em pequenas empresas apostando em inovação e em enormes indústrias com extensas linhas de produção, a impressão 3D pode vir com uma série de soluções e melhorias à seus processos.

impressao-3d
Praticamente todo setor de produção pode ser melhorado pela impressão 3D, como é o caso mostrado acima com moldes para injeção.

Indústrias que aproveitam largamente dessas facilidades são metalúrgicas e odontológicas, com a possibilidade de criar moldes com a precisão necessária para entregar um serviço/produto de qualidade.

Uma utilização muito atrativa aplicada a montagem em grande escala é o desenvolvimento de “gabaritos” onde os componentes de um produto são colocados e utilizados para acelerar o processo, facilitando a vida de funcionários e satisfazendo executivos custo-conscientes. Gabaritos convencionalmente são feitos de alumínio e são um investimento considerável, enquanto os impressos entregam muitas vezes as mesmas funcionalidades pela fração do custo.

5 – Confecção de peças e acessórios

Gabarito-montagem-3d
Gabaritos de montagem podem ser feitos de forma rápida e barata com impressão 3D

Muitos produtos costumam ser utilizados por anos. Nesses casos, empresas precisam lidar com a construção prolongada de peças de reposição, de tal forma que os seus consumidores possam ser atendidos continuamente e até mesmo para suprir demanda interna de utilização. Além dos usos que a sua empresa pode definir para as impressoras 3D, em momentos ociosos elas podem lhe trazer ainda mais uma utilização: A confecção de peças e acessórios de utilização diária. É comum em empresas situações onde por exemplo uma peça pequena e única se quebra ou é necessário de alguma peça em falta que não possui muitas peculiaridades para ser utilizada. Com a impressão 3D, você tem em mãos a possibilidade de gerar gabaritos, ferramentaria, peças diversas para alguma aplicação específica, dentre outros usos. Seja para desenvolver uma nova solução interna ou para um cliente, é valioso empregar a impressão 3D em produções de baixa escala.

impressao-3d
Ao invés de tablets de 500 dólares, foi implementado uma solução com Raspberry Pi e impressoras 3D com as funções necessárias, tudo isso por 100 dólares a unidade.

6 – Aumento dos níveis de inovação internos

Com a impressão 3D você tem os meios para desenvolvimento de produtos mais inovadores a médio e longo prazo. Hoje, empresas podem criar peças com designs mais ousados, atendendo às necessidades de diversos consumidores, possibilitando, assim, a substituição de processos de manufatura tradicional por rotinas mais ágeis e flexíveis, fiéis a visão de quem desenvolve.

Consequentemente, empresas podem adotar projetos mais complexos sem que isso implique em um aumento notável dos custos de produção. As possibilidades são variadas — produtos que não podem ser criados por métodos tradicionais são desenvolvidos em tempo recorde, com custos reduzidos e menos erros. Consequentemente, a empresa pode atingir um número maior de mercados, atendendo nichos e trazer uma qualidade superior em seus produtos. Com novas ferramentas vem novas possibilidades, com novas possibilidades vem a sua chance de sucesso.

impressao-3d
Materialize suas ideias!

Gostou do nosso texto e quer saber mais sobre as impressoras 3D? Assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, todas as notícias sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *